Uma nova pesquisa realizada pela NewsNation em parceria com a Decision Desk HQ revela que 44% dos americanos acreditam que o governo federal está escondendo informações sobre objetos voadores não identificados (OVNIs). Segundo o levantamento, que incluiu democratas, republicanos, independentes e outros grupos, 28% discordam dessa ideia, enquanto outros 28% não têm certeza.
A pesquisa destaca uma clara divisão geracional: 49% da Geração Z e 48% dos millennials acreditam que há um acobertamento governamental, em contraste com apenas 34% dos baby boomers, que se mostram mais céticos.
Diferenças por gênero, localidade e orientação política
Os dados também mostram que homens são mais propensos do que mulheres a acreditar em uma ocultação de informações. Além disso, moradores de áreas urbanas tendem a crer mais nessa teoria do que os que vivem em áreas rurais. Politicamente, republicanos (48%) são significativamente mais desconfiados do que democratas (39%).
Fascínio popular vs. ceticismo político
Esse interesse renovado pelo tema surge em meio a audiências no Congresso americano sobre “fenômenos aéreos não identificados” e à divulgação de vídeos desclassificados que reacenderam a curiosidade pública. No entanto, a classe política continua tratando o assunto com indiferença ou desdém.
Como resumiu um assessor político, em condição de anonimato: “Para a maioria dos parlamentares, essas pesquisas são como fotos de OVNIs — borradas na melhor das hipóteses, falsas na pior.”
Ainda assim, os resultados refletem uma desconfiança crescente nas instituições governamentais, principalmente entre os mais jovens. Seja a verdade “lá fora” ou não, como dizia uma famosa série de TV, muitos americanos acreditam que o governo sabe mais do que revela.
OVNI - 4 mai 2025 - Wakonda -
-
- Voir l'historique